segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ARROZ CHINÊS


2 cs óleo
6 ovos batidos
2 cs manteiga
1 cebola picada
3 xc arroz cozido
250 g bacon em cubos
1 cs molho de soja
2 cs salsinha picadinha
sal a gosto

em frigideira grande, aqueça o óleo e despeje os ovos batidos com sal, cozinhe-os mexendo sempre, até que soltem da frigideira. reserve.
na panela, aqueça a manteiga, refogue o bacon e a cebola, junte o arroz cozido e o molho de soja. misture bem.
despeje esta mistura sobre os ovos e envolva todos os ingredientes.
salpique a salsinha.
sirva quente.

ARROZ CARRETEIRO

2 cs manteiga
1 cebola picada
500 g carne-seca cozida e cortada em cubos médios
1 pimentão verde cortado em cubos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
4 tomates sem peles e sem sementes picados
3 cs salsinha picada
1 xc arroz
2 xc água quente
sal a gosto

na panela, derreta a manteiga, refogue a cebola, a carne-seca, os pimentões, e os tomates.
acrescente o arroz, misturando bem,
cubra com a água quente, se necessário, acrecente mais.
deixe cozinhar até o arroz ficar macio mais um pouco úmido.
junte a salsinha.
sirva quente.

burritos de frango

1/3 de xícara de de chá de óleo
1/4 de xícara de chá de cebola picada
1 dente de alho amassado
Pimenta a gosto
250 g de molho de tomate
4 xícaras de chá de feijão cozido
2 xícaras de chá de carne de galinha cozida e desfiada
1 1/2 xícara de chá de queijo ralado


Modo de Preparo:
Junte 1 colher de sopa de óleo à mesma frigideira onde foram feitas as tortillas. Acrescente a cebola e o alho. Frite até que a cebola doure. Acrescente a pimenta. Junte o molho de tomate e aqueça. Acrescente 1 xícara de feijão e amasse bem com um garfo. Junte mais um pouco de óleo e mais um pouco do feijão, aquecendo e amassando novamente. Continue até terminar o óleo e o feijão. Divida o frango em 12 porções. Coloque 1 porção no meio de cada tortilla. Cubra com umas 3 colheres de sopa da mistura de feijão. Salpique com 1 colher de sopa de queijo ralado. Dobre um lado da tortilla sobre o recheio. Dobre o outro lado por cima. Dobre as duas outras extremidades para formar um embrulho.

Dica:
Burritos são trouxinhas feitas com as panquecas mexicanas, as tortillas. Prepare as tortillas conforme a receita e as mantenha quentes.

Rendimento: 12 porções

guacamole

2 abacates
3 tomates
2 dentes de alho
1 cebola
1 pimenta malagueta
1 colheres de sopa de sumo de limão
gomos de tomate
Sal


Corte os abacates ao meio, retire os caroços, descasque e corte a polpa em pedaçinhos. Descasque e esmague os dentes de alho. Descasque a cebola e parta-a miudinha. Coloque o abacate na liquidificadora, junte a cebola e o alho. Limpe os tomates de sementes e corte em pedaços. Junte aos outros ingredientes. Junte ainda a malagueta limpa de sementes e corte em pedaçinhos. Tempere com sal e sumo de limão. Reduza tudo a puré. Coloque numa travessa, tape e leve ao frigorífico. Quando servir, decore com gomos de tomate.

chili

Coloque uma panela média ao lume com metade de sua capacidade de água. Quando começar a ferver, coloque a cenoura e cozinhe por 8 minutos ou até que esteja macia. Transfira para um recipiente grande e junte as ervilhas e a pimenta. Reserve.
Aqueça o azeite e quando estiver quente junte o camarão e 4 dentes de alho em fatias e cozinhe cerca de oito minutos. Retire e descarte o alho. Junte o camarão, as cenouras e as ervilhas. Reserve. Em separado, junte a água, o vinagre, o tomilho, o orégãos, o louro, a canela, o zimbro, o alho inteiro, a cebola picada e tempere com sal. Misture e coloque numa panela. Leve ao lume (brando) até que o sal esteja dissolvido. Coloque o molho quente por cima da mistura de camarão e legumes. Deixe arrefecer e cubra com "plástico filme. Leve ao frigorífico por 2 horas ou mesmo um dia inteiro. Revire, a mistura, eventualmente. Divida os camarões e alguns legumes por 6 pratos e polvilhe com as ervas frescas.


Leve ao lume a margarina com o óleo, junte a cebola picada e a carne. Deixe refogar até ficar desfeita, adicione a polpa de tomate e o caldo de carne, tempere com sal e deixe cozer durante 10 minutos. Junte as malaguetas e deixe cozer durante mais 10 minutos em lume brando. Retire e rectifique o tempero.

sopa de limão com frango

1 chávena + 2 colheres de sopa de azeite
2 tortilhas cortadas em tiras finas
6 chávenas de caldo de frango
2 colheres de sopa de coentros picados (reserve algum para polvilhar)
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de chá de vinagre de maçã
½ colher de chá de cominhos
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 peito de frango grande sem pele e desossado (reserve os ossos)
½ chávena de tomates sem pele e sem sementes picados
½ chávena de pimentão picado
½ chávena de cebola picada
sal e pimenta do reino a gosto
6 fatias de limão


Frite as tortilhas com o azeite (chávena), por 2 minutos, e aos poucos. Escorra bem em papel absorvente e reserve.
Num tacho, junte o caldo de frango, a carcaça do frango, o coentros, os orégãos e o vinagre e cozinhe em lume brando até que reduza de volume. Adicione o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Retire os ossos. Numa panela, doure o frango no azeite restante por 5 minutos, virando uma vez. Junte o tomate, o pimentão e a cebola e cozinhe cerca de tres minutos em lume brando.
Corte o frango em tiras e divida-o juntamente com as rodelas de limão por 6 pratos. Reserve. Aqueça a sopa e divida pelos pratos. Junte a tortilha e polvilhe com o coentro. Sirva quente.

tacos

Tortilla:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/3 xícara de chá de água morna
1 colher de sopa de óleo
1 pitada de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Recheio:
1/2 colher de sopa de óleo
500g de alcatra em bifes finos
3 dentes de alho amassados
1 cebola grande
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho:
2 limões
1 tomate grande cortado em cubos
1 cebola pequena picada
1 pimenta verde picada
Sal e coentro picado a gosto


Tortilla:
Misture a farinha com o óleo, o sal e o fermento. Ponha a água aos poucos até obter uma massa homogênea. Enrole em filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Retire pequenas porções da massa e abra com um rolo, corte as extremidades formando um círculo de 17 cm de diâmetro. Aqueça bem a chapa. Transfira para ela as tortillas com cuidado e aqueça por 1 minuto de cada lado.

Recheio:
Tempere os bifes com alho, sal e pimenta. Reserve. Unte uma frigideira com o óleo e frite os bifes por 2 minutos de cada lado. Corte a cebola ao meio e depois em rodelas finas. Junte à carne e frite até murchar. Retire a carne e a corte em tiras de 2 cm. Reserve a carne e a cebola separadamente.

Molho:
Numa tigela, misture todos os ingredientes e reserve.

Montagem:
Ponha a tortilla sobre um prato e, por cima, a carne, a cebola e o molho. Antes de fechar, pingue gotas de limão para cortar o picante do molho e a gordura da carne. Dobre uma lateral sobre a outra, enrolando-as. Sirva com limão e o molho.

Rendimento: 6 porções

arroz amarillo

1/3 xícara de arroz jasmine tailandês ou qualquer outra
variedade de grão longo
1 xícara de açúcar
6 xícaras de leite integral
3 gemas de ovos grandes
2 paus de canela
4 folhas frescas de laranja ou 1 colher de chá de essência de laranja
1 laranja descascada e cortada em fatias para decorar


Bata o arroz no liquidificador e moa bem fininho. Misture o arroz moído com o leite, açúcar e as gemas numa panela grande. Misture bem com um batedor de ovos. Adicione os paus de canela e as folhas de laranja e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com um batedor por 25 a 30 minutos, para prevenir que o arroz grude. Retire a canela e as folhas de laranja. Coloque numa vasilha ou em taças individuais e deixe esfrirar. Polvilhe com canela em pó e decore com as fatias de laranja.

arroz verde

4 pimentões verdes picados
1 xícara de chá de salsinha picada
1/2 xícara de chá de cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de chá de sal
Pimenta a gosto
1/3 de xícara de chá de azeite ou óleo
1 1/2 xícara de chá de arroz cru
3 xícaras de chá de caldo de galinha


Misture o pimentão, a salsinha, a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Mexa bem. Aqueça o óleo. Junte o arroz e frite-o, mexendo sem parar, por 2 minutos ou até que doure. Acrescente a mistura de pimentão. Frite lentamente, mexendo de vez em quando. Aqueça o caldo de galinha ao ponto de fervura.Despeje sobre o arroz. Deixe levantar fervura novamente, abaixe o fogo, tampe e cozinhe lentamente, sem mexer, por uns 13 ou 15 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e todo o líquido tenha sido absorvido.

tortillas mexicanas

250 g de farinha de milho fina (ou massa harina)
1 colher (chá) de sal
2,5 dl de água morna



Misture a farinha com sal e junte, pouco a pouco, a água morna, mexendo com um garfo até obter uma massa um pouco úmida para não se separar. Se necessário, junte um pouco mais de água uma colher (sopa) de cada vez. Molde massa em bola. Trabalhe-a rapidamente até ficar bem macia e uniforme. Divida a massa em 12 partes iguais e faça uma bola de cada vez. Enquanto estende uma das bolas, mantenha as restantes cobertas para evitar que sequem. Estenda cada bola entre 2 folhas de papel vegetal até obter rodelas de 15 cm. Retire a folha de cima de uma tortilha e coloque esta numa frigideira não untada, previamente aquecida. Retire a segunda folha. Deixe fritar até as pontas começarem a encarquilhar. Vire a tortilha e pressione-a levemente com uma espátula até se formarem bolhas. Volte novamente a tortilha e deixe-a fritar duramente mais ou menos 1 minuto. Retire-a da frigideira e embrulhe-a em papel de alumínio para a manter quente, enquanto acaba de fritar as outras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...