quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CUSCUZ MARROQUINO COM AMÊNDOAS, PISTACHES E PINOLIS

  • Ingredientes:
    1 xícara de chá de cuscuz
    ½ litro de água fervente com 1 colher de sopa de azeite e sal a gosto
    2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
    4 vagens de cardamomo verde
    25 g de amêndoas em flocos
    25 g de amêndoas inteiras sem casca
    25 g de pinolis
    25 g de pistaches
Preparo:
Coloque numa vasilha as vagens de cardamomo e amasse-as ligeiramente. Adicione o cuscuz e regue com a água fervente temperada com azeite e sal. Use um garfo para soltar os grãos do cuscuz. Coloque um filme plástico tampando a vasilha por 5 minutos ou mais, até que toda a água seja absorvida.
Adicione a manteiga com mais uma colher de água fervente, misture ao cuscuz com um garfo e reserve.
Coloque as lascas de amêndoas numa frigideira em fogo médio, mexa para tostar ligeiramente. Retire e reserve.
Faça o mesmo procedimento para tostar cada uma das sementes: amêndoas inteiras, pinolis e pistaches. Faça cada um em separado, pois cada um tem um teor de gordura diferente do outro.
Espere esfriar as sementes tostadas e misture ao cuscuz na hora de servir para não perder a crocância.
Regue com um fio de azeite.

Salada de Grãos com Alho-Poró Frito



Ingredientes

 

1 xícara de arroz 7 cereais

4 xícaras de água

1/2 abobrinha italiana picada bem miúda

2 colheres (sopa) de lascas de amêndoas ligeiramente tostadas

2 a 3 alho-poró finamente cortados

Cebolinha verde picada a gosto

Sal, azeite e pimenta a gosto

Gotas de limão

Óleo (para fritar)

 

Preparo

 

Coloque o arroz 7 cereais na panela com 4 xícaras de água e um pouco de sal, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar. Prepare a cobertura da salada: corte o alho-poró bem fino. Coloque óleo numa panela para esquentar e vá colocando pequenas porções do alho-poró para fritar, quando dourar, escorra e coloque sobra papel toalha. Repita a operação quantas vezes for necessário. À parte, numa frigideira, coloque apenas as lascas de amêndoas e leve ao fogo baixo mexendo com uma colher por alguns minutos para torrar e reserve. Quando os cereais estiverem cozidos, mas ainda quentes misture: a abobrinha picadinha, a cebolinha verde e as amêndoas. Tempere com sal, pimenta, limão e azeite. Leve coberta na geladeira para refrescar. Na hora de servir cubra com o alho-poró frito. 

 

Dica - Sempre que for fritar alimentos finamente picados lembre de colocar pequenas porções por vez na panela, senão eles grudam, além de fritarem desigualmente.

 

Fonte: Receita do blog Entre Pratos e Copos - Foto: Gladstone Campos

crispis de massa de pastel




Crisps de flores com queijo de cabra cremoso e pimenta vermelha assada Pesto (faz 14) Ingredientes:  2 dentes de alho 1 colher de chá, além de três colheres de sopa de azeite extra-virgem de amêndoas 1/4 xícara descascadas, lascas ou fatias sete invólucros Egg Roll * 1-12 ounce jar peso líquido do assado vermelhos , drenados e bateu seco 1 colher de sopa de folha plana salsa italiana, além de 14 folhas para a decoração de colher de chá de suco de 1 limão espremido fresco 1/4 xícara fresco ralado Parmigiano-Reggiano (ou parmesão) sal e pimenta, para gosto 2 colheres de chá de pesto de manjericão 4 onças de queijo de cabra cremoso ou creme de queijo * Você vai cortar 14 flores de 7 embalagens de rolos de ovo. Se você prefere não ter flores em forma de copos, você pode cortar círculos fora dos invólucros rolo de ovo ou usar wrappers toneladas rodada venceu vez.Material Necessário: folha de alumínio assadeira 3 3/4 "flor do cortador do bolinho mini muffin panelas processador de alimentos ou liquidificador saco de confeitar descartável ou zip top sacoInstruções: . colocar um pequeno pedaço de papel alumínio em uma assadeira Definir dois dentes de alho na folha Regue com 1 colher de chá de óleo Envolver-se em torno de folha de alho e coloque no forno Vire forno a 350 graus... . assado por 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. cortar as pontas fora de cada dente de alho e esprema o alho assado. Descarte o papel exterior como casca. reserve. amêndoas Espalhe na assadeira e coloque no forno para assar até dourar por 5-7 minutos, mexendo-los no meio do caminho. Mantenha um olhar atento sobre as amêndoas para que eles não queimar. Deixe esfriar.

Moqueca de shitake com pupunha

 Rendimento: 10 Porções de 220gramas 
Valor calórico: 316Kcal

Ingredientes
150 g de farinha mandioca 
- 30 g curcuma pó 
- 50 g manteiga 
- 750g de shitake 
- 750 g palmito pupunha 
- 150 ml azeite de oliva 
- um punhado de louro 
- 10 g de páprica picante 
- 5 grãos de pimenta branca 
- 5 grãos de coentro
- 50 g cebola 
- 20 g alho 
- 450 g tomate 
- 200 g pimentão vermelho 
- 300 ml de leite de coco 
- 10g de chá-verde
- um punhado de folhas e talos de erva cidreira

Modo de preparoCozinhe em vapor os tomates, os pimentões (sem sementes), a cebola e o alho, cada um ao seu tempo e separadamente. Em seguida, leve-os ao choque térmico em água com gelo imediatamente. Retire imediatamente e reserve.



Ferva 1 litro de água e desligue o fogo. Quando atingir a temperatura de 90 °C adicione 10 gramas de chá verde e um punhado de folhas e talos de erva cidreira, deixe em infusão por 4 minutos. Reserve.

Refogue alho no azeite e adicione o shiitake. 

Bata os legumes neste líquido e adicione a curcuma, páprica picante, louro, pimenta em grão, coentro em grão e coe.

Misture o shiitake ao molho e leve para apurar com o leite de coco.

Deixe reduzir um pouco. Corrija o tempero e adicione o pupunha em rodelas. Resfrie. 

Para a farofa de cúrcuma, derreta a manteiga e adicione o curcuma, misture e adicione sal á gosto. Sirva por cima da moqueca.

Receita do Chef Renato Caleffi e da nutricionista Joana D'arc Pereira Mura em parceria com a VP Consultoria Nutricional 

A Gastronomia Funcional não utiliza como padrão o cálculo elaborado para as receitas, pois estes valores são dependentes das quantidades de alimentos utilizados nas preparações e, além disso, a quantidade de nutriente absorvido por cada indivíduo é dependente de sua individualidade bioquímica. 


Coragem

" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares .
 É o tempo da travessia , e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre as margens de nós mesmos. 
" Fernando Pessoa "


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...