segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

feijão tropeiro


500 g do feijão que quiser (pode ser carioca, rosinha, preto - eu usei o fradinho) cozido, firme, retirado da panela assim que terminar o cozimento e coado ( para interromper o cozimento)
reserve o caldo - com um pouquinho do feijão para preparar o caldinho de feijão
500 g de carne seca ou coxão duro em cubos cozida junto com o feijão

prepare torresmos com
500 g de toucinho para torresmo (barriga) - reserve

frite:
500 g de bacon em cubinhos - reserve
na mesma gordura
2 gomos de linguiça calabresa cortada em rodelas  - escorra - reserve junto com o bacon
no mesmo óleo
2 cebolas cortadas em pétalas - reserve junto com o bacon e a linguiça
frite 3 a 4 ovos - corte em pedaços e reserve com os outros ingredientes

refogue o feijão. junte as carnes e adicione
mais ou menos 1 xc de farinha de mandioca.

sirva com couve refogada - arroz branco e os torresmos

obs: algumas pessoas juntam couve ao refogado do feijão - como aqui em casa tem quem não gosto de couve - faço separado.


Uma linda semana a todos

11 comentários:

Santinha disse...

ai meu Deus cheguei a salivar... Eu adoro feijão tropeiro - receita devidamente armazenada!
valeu amiga!
Linda semana

calma que estou com pressa disse...

oi Rasena! eu aprendi a adorer feijão tropeiro aqui em Minas! e tb faço as vezes aqui em casa - mas a versão light ade in lucia- pq bacon nao poodeee mais aqui em casa - marido com colesterol , reeducação alimentar - mas mesmo assim ele contina ficar gosotoso
bjs

Táta disse...

" A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades ".

Olá amiga,
Vim aqui para agradecer o seu carinho.
Algumas pessoas tem o dom de se tornar amigas, e vc é uma delas....
e aproveitei para engordar 2 kilos com a sua receita... rsrsrsrsr

bjokas, de montão, Cátia Cecília

Isabela Kastrup disse...

Queridaaaa, mas o que é isso? Fiquei com água na boca já a essa hora, rs. Adorei a receitinha e a visitinha!
Beijos mil,
Isa

Amehlia Digital ! ® disse...

Rah!!
Vc judiou demais agora fia...
Feijãozinho da minha terra...:)
Coloco mesmo a couve cortada bem fininha no feijão...deu uma alegria imensa de ver!! =D
Um bejim no seu coração, viu?!
da Vinni

Graça Pereira disse...

Maravilhosa esta receita para experimentar no Domingo gordo (Carnaval) e vou fazer como dizes, couve á parte porque aqui, também há gente que não alinha nas couves...eu gosto, sou quase grilo.
Beijocas minha querida e um bom fim de semana.
Graça

Faniquito disse...

Olá !!!

Vim agradecer por estar acompanhando meu bloguinho e quase caí dura. :) Que delícia, eu adoro feijão tropeiro.

Adorei o conteúdo do seu blog...parabéns.

Bom final de semana

Beijinhos

Ana

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi querida , que saudades . Voltei das ferias , estou agradecendo o carinho no post do meu niver.
Comi feijão tropeiro agora em Minas nas ferias, mas sabe que feijão não é um prato que frequente minha casa, e acabei comendo e passando mal, acho que por não estra acostumanda mesmo, ou o tempero dos mineiros.
um beijo grande pra vc ! Vou fazer promoção em parceria com a dona mix, apareça, é em breve !

porta aberta disse...

oi amiga ,sua companhia tem sido muito importante quando puder passa neste blog que estou linkada,vou gostar ve-la por la!
obrigada pela força .bjs .marcia

Tati Campêlo disse...

Estou divulgando meu novo blog
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
Se puder de uma passada lá!

Atenciosamente
Tati

Sonia Schmorantz disse...

Hoje vim convidar você a conhecer o Ilha da Magia, blogger onde arrisco alguns ensaios poéticos
http://schmorantz.wordpress.com/
o link está no leia mais no meu tradicional espaço.
beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...