sexta-feira, 28 de agosto de 2009

tédio


existe um universo fora das janelas
para ser desbravado
um universo de seres, de prédios de concreto,
de lugares tristes ou alegres
pessoas que vem e vão,
muitas se acreditando felizes sem serem
outras deprimidas tendo tudo para a felicidade
porque não acreditar na felicidade
se acreditarmos, ela existirá
pequena, a princípio
talvez, um pouco falsa
mas existirá!!!!
o riso, a algazarra,
os carros indo e vindo velozes;
os sons também, se locomovendo, velozes.
e as horas...
quando há alegria, parecem voar;
mas, quando não há...
o dia não passa!
olho no relógio e os minutos se arrastam
quero vida e, sinto-me presa...
presa?
presa a que? ou... a quem?
a um amor....
e amor prende, sufoca?
então, não é amor. é obsessão?
descoberta dolorosa, feita após tantos anos
convivendo.
o sol brilhou lindo no céu azul!
o entardecer foi magnífico
o frescor da noite chega soprando
a brisa suave.
a vida pulsa dentro do coração mas,
a largarta está presa dentro das paredes do casulo,
a esperar
que a borboleta crie asas para voar.


01.maio.2003 - RaSena


samosas




500 g de farinha de trigo
200 g de ervilhas secas
1 couve-flor pequena cortada
2 batatas médias cortadas em cubinhos
1 xícara (chá) de água morna
5 colheres (sopa) de manteiga
1 colherinha (café) de cominho moído
½ colherinha (café) de gengibre ralado
½ colherinha (café) de curry
Sal a gosto; óleo para fritar

Modo de preparo:
Numa vasilha, coloque a farinha, o sal e 3 colheres de manteiga derretida. Acrescente água aos poucos e vá misturando com a mão. Sove até obter uma massa uniforme. Deixe descansar. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio:
Após deixar as ervilhas de molho de um dia para o outro, cozinhe-as e mexa até formar uma pasta. Cozinhe também as batatas e a couve-flor. Junte com a massa de ervilha e reserve. Em uma frigideira, coloque 2 colheres de manteiga e deixe derreter, acrescente sal e os temperos e deixe dourar. Despeje esse molho sobre os legumes reservados e misture bem. Deixe esfriar.
Para montar os pastéis:
Faça pequenas bolas com a massa e abra em formato redondo usando um pau de macarrão. Coloque o recheio e feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para fechar bem. Frite as samosas em uma panela com óleo em quantidade suficiente para cobri-las por completo. Escorra sobre guardanapos de papel a fim de tirar o excesso de óleo.


algumas vezes vemos - nas novelas da televisão - afinal parece que nas novelas o pessoal come o tempo todo - rsrs - pratos que nos dispertam a curiosidade, o paladar - principalmente, quando vem de uma cultura diferente da nossa - bem, a receita está aqui - estou com vontade de experimentar - mas não sei quando farei - porque detesto fazer frituras - rsrs - por enquanto, ela só faz parte da coleção - se alguém quiser fazer e me contar o resultado, agradeço muito...


tenham um lindo final de semana com muito carinho de suas famílias

bjkinhas



pulao

1 xícara de arroz
1 colherinha de sementes de coentro
Sal
o arroz deve ser cozido segundo a fórmula clássica de duas medidas de água para cada medida de arroz (no caso de arroz branco) e duas e meia medidas de água no caso de arroz integral. Colocar uma colher de sopa de manteiga, margarina ou óleo (conforme preferência) numa panela, fritar por um ou dois minutos as sementes de coentro moídas, adicionando sal a gosto, despejar o arroz, misturar e cozinhar até secar toda a água.


olha, só - o tão falado pulao da novela Caminho das Indias - nada mais é que arroz - eu realmente pensei que fosse algo mais incrementado



mais bjkinhas com muito carinho

lentilha a moda indiana


450 gramas de lentilha
1 litro de água
4 gramas de sal
5 gramas de açafrão
1 cebola
6 dentes de alho
2 pimentas malaguetas
Meio grama de cominho em grão
20 milímetros de óleo de soja



Escolha bem a lentilha e lave-a sob água corrente. Ferva em uma panela a água com a lentilha, o sal, o açafrão, três dentes de alho picado e pimenta bem picada. Cozinhe até a lentilha ficar mole e reserve-a. Na hora de servir, frite a cebola picada, três dentes de alho em fatias e o cominho no óleo. Despeje a mistura bem quente sobre a lentilha e sirva.

sobre a lentilha


uma fonte de energia e saúde. Tire grande proveito das maravilhosas lentilhas. As lentilhas são legumes que crescem em vagens que contêm uma ou duas sementes. Ao compará-las a outros tipos de feijões secos, as lentilhas são fáceis e rápidas de preparar, não precisam ser lavadas antecipadamente, e ficam prontas em 20 a 30 minutos de cozimento, absorvendo facilmente os sabores.

Quais são suas propriedades?
Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na prevenção do aumento e na diminuição do açúcar no sangue, fornecendo energia para o organismo, fibras - que contribuem para o bom funcionamento do intestino, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial), amido resistente que aumenta a barreira contra infecções.

Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. As lentilhas contêm somente um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas. Por exemplo: lentilhas cozidas com arroz) ou sopa de lentilhas com pão.

Alguns profissionais dizem que antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre).

O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.

Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.

Inclua lentilhas em sua alimentação. Acrescente lentilhas na sua sopa, nos pratos recheados e cozidos, ou prepare uma comida rápida e saudável com pasta de curry e água. Prove lentilhas refogadas, comida ideal para o inverno. No verão, enriqueça suas saladas com brotos de lentilhas.Os brotos de lentilha são uma boa fonte de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico.




FONTE: Home and Health Brasil

até hoje, não costumava deixar a lentilha de molho - apesar de minha mãe dizer ser necessário - e, olha aí a sabedoria das mães - já que cozinha bem rápido e, nem precisa de panela de pressão - nem todos, dizem ser necessário - mas, na dúvida, melhor fazer.

a todos muitas bjkinhas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...